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Logo Companhia Mogiana de Estradas de Ferro

Companhia Mogiana de Estradas de Ferro

Fundada em 1872 por produtores de café, a Companhia Mogiana foi essencial na expansão ferroviária paulista.

Histórico da Companhia Mogiana

A Companhia Mogiana de Estradas de Ferro foi fundada em 1872 por produtores de café. O primeiro trecho da linha principal ligava Campinas a Jaguariúna, inaugurado em 1875. Em 1878, chegou a Casa Branca e, em vez de seguir diretamente para Franca, desviou-se para Ribeirão Preto, alcançada em 1883. Só depois iniciou a construção da Linha do Rio Grande em direção a Minas Gerais.

Entre 1886 e 1888, foram inauguradas as estações de Batatais, Franca, Rifaina e Jaguara (MG). A expansão continuou com a Linha do Catalão, chegando a Uberaba em 1889 e Araguari em 1896.

Por volta de 1899, iniciou-se a construção de um segundo ramal para Minas Gerais, ligando Entroncamento (1900) a Igarapava (1915) e, posteriormente, a Uberaba. Até a década de 1910, a Mogiana construiu ramais para atender fazendas, adquiriu ferrovias menores e ampliou sua malha entre São Paulo e Minas.

Entre 1920 e 1940, a companhia focou em consolidar sua rede. Em 1952, foi incorporada ao governo paulista e, em 1971, passou a integrar a FEPASA. Em 1998, seus bens foram transferidos para a RFFSA, que foi privatizada no mesmo ano.

Linhas ferroviárias da Companhia Mogiana

Linha do Tempo

1872 - Fundação da Companhia Mogiana

Fundada por produtores de café para expandir a malha ferroviária.

1875 - Linha Campinas a Jaguariúna

Inauguração do primeiro trecho da linha principal ligando Campinas a Jaguariúna.

1883 - Chegada a Ribeirão Preto

Após alcançar Casa Branca em 1878, a linha foi desviada para Ribeirão Preto.

1894 - Construção da estação de Brodowski

Estação inaugurada como parte da expansão da Companhia Mogiana.

1886-1888 - Estações na Linha do Rio Grande

Foram inauguradas as estações em Batatais, Franca, Rifaina e Jaguara (MG).

1889-1896 - Linha do Catalão

Expansão para Uberaba e Araguari, consolidando presença em Minas Gerais.

1900-1915 - Segundo ramal para Minas Gerais

Construção do ramal ligando Entroncamento a Igarapava e Uberaba.

1920-1940 - Consolidação da rede

Foco na consolidação da malha ferroviária sem expansão significativa.

1952-1971 - Incorporação à FEPASA

Companhia passou a pertencer ao governo paulista e integrou a FEPASA.

1998 - Privatização da RFFSA

Bens da FEPASA foram absorvidos pela RFFSA, que foi privatizada no mesmo ano.

O Palácio da Mogiana, na cidade de Campinas

O Palácio da Mogiana, na cidade de Campinas, sediou a CMEF de 1910 até 1926 e teve atividades da empresa até 1972.

Arquitetura Industrial

Arquitetura Industrial

Nas edificações, a Mogiana aplicava estilo industrial europeu, quase sempre em alvenaria aparente com tijolos de 2 ou 3 cores arranjados em aparelho do tipo inglês ou flamengo. Usou madeira ou ferro nas plataformas das estações, estruturas metálicas para pontes e construiu poucas gares. Havia simplicidade e discretos elementos decorativos em todas as construções, significando o rigor técnico e a modernidade da companhia.

Locomotivas Usadas

Locomotiva a vapor American Locomotive Company

Locomotiva a vapor American Locomotive Company

Locomotiva a vapor Beyer Peacock

Locomotiva a vapor Beyer Peacock

Locomotiva Beyer Garratt

Locomotiva Beyer Garratt

Locomotiva Mogyana

Locomotiva Mogyana

Locomotiva diesel-elétrica General Motors modelo G12

Locomotiva diesel-elétrica General Motors modelo G12

Carro de passageiros tipo Pullman

Carro de passageiros tipo Pullman

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